Sunday, November 18, 2007

Já disse algum sábio por aí: “Futebol, Religião e Política não se discutem” e eu concordo plenamente com isso; porém, existem coisas que não tem jeito, não passam despercebidas.

Um dia desses, uma amiga que não vejo há tempos, me mandou por e-mail uma daquelas apresentações em power point, intitulada: 3ª Profecia de Fátima – Segredo de Fátima. Confesso que não gosto dessas mensagens repassadas, mas, geralmente, acabo lendo todas que recebo.

Abri e fui lendo a mensagem, até descobrir que aquilo era um atentado contra o bom senso e a fé das pessoas. Não me importa se as pessoas acreditam em algo ou não e, pra dizer a verdade, isso nem vem ao caso, mas achei absurdo o que li e me revoltei.

A mensagem começa contando um pouco sobre as aparições de Nossa Senhora de Fátima para as três crianças em 1917 e algumas de suas predições. Reza a lenda que as previsões chegaram nas mãos da Igreja Católica, que divulgou apenas uma parte dos “Segredos de Fátima”, onde se fala um pouco sobre o papado e conflitos entre os homens, porém, o conteúdo estava incompleto, pois faltava a terceira revelação.

Feito isso, colocaram uma observação no texto (apresentação ppt) dizendo: “Agora outra parte é revelada, NÃO PARA CAUSAR PÂNICO, MAS PORQUE AS PESSOAS DEVEM CONHECER ISTO PARA QUE SE PREPAREM” e daí em diante, o autor discorre sobre como Deus irá castigar aqueles que não o seguirem ou não forem católicos; como irão morrer aqueles que não fizerem dele o seu SENHOR e bla, bla. Segue trecho “...Nosso Senhor castigará duramente a quem não creia nele, aos que o rejeitam, e aqueles que não tiveram tempo para Ele. Eu chamo a todos que venham para meu Filho Jesus Cristo; Deus é ajuda para o mundo, mas todo aquele que não der testemunho de fidelidade e lealdade, este será destruído de forma terrível".

Fiquei imaginando o que sentiria uma pessoa religiosa diante de tanta barbaridade. Sairia ela correndo para tentar salvar a sua alma? Tentaria ela, seguir a risca os 10 mandamentos? Deixaria ela de viver como bem entende, apenas para não constar no “caderninho negro” de Deus?
Achei a mensagem inteira, uma palhaçada sem tamanho! Acho que embaladas por tanta fé e desejo de salvação, as pessoas dão vazão aos seus desejos e medos mais íntimos e esquecem a vida é muito mais que chance de salvação divina.

Acho engraçado. Com medo de Deus (e em nome dele), as pessoas criam preconceitos, começam guerras, se guardam (não sei do quê) e tentam não cometerem pecados (porque tudo é pecado), se prendem a uma série de leis (que às vezes nem fazem sentido) e pra quê? Para se denominarem melhores que nós, pobres mortais. Em outras palavras, fazem isso por puro ego. Porque, na cabeça delas, isso as faz melhor aos olhos de “Deus”.

No entanto, em seu íntimo, muitas têm vontade de fazer diversas outras coisas, mas se mantêm nessa “dieta de prazeres”. Preferem se tornar cordeiros de Deus, do que pensar no assunto. Se esquecem que Igreja é política e os responsáveis por ela são pessoas e não um Deus! Pessoas assim, preferem ser limitadas; talvez por medo do quê possam fazer, talvez, por acomodação (afinal, é mais fácil esperar Deus fazer por nós). E dentro disso, cria-se um círculo vicioso, onde pessoas restritas, escrevem mensagens como a que recebi e outras recebem, aderem à idéia e repassam!

Na minha humilde opinião, o problema não é um Deus ou a religião que cada um segue, mas as pessoas que dela fazem parte. Elas se esquecem que são humanas e querem viver como seres espirituais (obviamente devido a algum tipo de interesse). Tentam não cometerem pecados dentro de suas igrejas, mas suas cabeças ficam infestadas de fantasmas e monstros que vão crescendo a cada momento. Elas se acham no direito de condenar o próximo, mas não olham para si mesmas...
E então? Diante dessa perspectiva, quem será salvo e quem será condenado aos olhos de Deus?
Porque ao invés disso, não nos preocupamos em sei lá, preservar o planeta, educar crianças e/ou fazer algo realmente produtivo.

Afinal, que tipo de pensamento/mensagem é esse? Ou melhor, que tipo de Deus é esse que deixa seu filho morrer para salvar a humanidade e agora, volta pra se vingar de todos nós. Isso soa no mínimo absurdo. Que tipo de Deus é esse que é misericordioso, mas ameaça o tempo todo os seus “filhos”?

Confesso que me recuso a viver temente a um Deus tão contraditório e fascista como este. E, principalmente, me recuso a seguir regras e “abaixar a cabeça” para aqueles que se dizem seus representantes na Terra, sem, no mínimo, questionar. Tendo em mente que, independente de crenças ou religiões, somos todos humanos e que, instituições e suas leis, são coordenadas por pessoas como nós.


Fátima – Capital Inicial

Três crianças, sem dinheiro e sem moral,
Não ouviram a voz suave que era uma lágrima
E se esqueceram de avisar pra todo o mundo
Ela talvez tivesse nome, era Fátima!
E de repente o vinho virou água
E a ferida não cicatrizou
E o limpo se sujou,
E no terceiro dia
Ninguém ressuscitou ...

No comments: